quinta-feira, 24 de maio de 2007

Computadores Publicos - Cuidados



Devido a compromissos de última hora, muitos profissionais recorrem a utilização de computadores públicos em bibliotecas, cibercafés,aeroportos e outros locais. A questão é: quem garante a segurança dessas máquinas?

1) Não salve suas informações de login.
Sempre saia de sites web autenticados, pressionando o botão "Logout" do site, em vez de simplesmente fechar a janela do navegador ou digitando outro endereço. Isso evitará que outros usuários acessem suas informações.
Muitos programas (especialmente programas de mensagem instantânea) incluem recursos de login automático, que salvam os dados de "usuário" e "senha" no computador. Desative esta opção para que nenhum outro usuário faça login acidentalmente (ou intencionalmente) com sua credencial.

2) Não deixe o computador de lado com informações importantes na tela Se você precisar sair da frente do computador público por qualquer período de tempo, faça "logout" de todos os programas e feche todas as janelas que podem incluir informações importantes.

3) Apague seus rastros.
Quando você acabar de usar o computador público, você deve apagar todos os arquivos temporários e o histórico da Internet. Para excluir os arquivos temporários do navegador de internet e o histórico, siga os passos abaixo:

1. No Internet Explorer, clique no menu "Ferramentas" e selecione "Opções da Internet".

2. Na guia "Geral", em "Arquivos Temporários da Internet", clique em "Excluir arquivos" e, em seguida, clicar em "Excluir Cookies".

3. Em "Histórico", clique em "Limpar Histórico".

4) Fique atento ao seu redor

Como hoje existem tantas notícias sobre formas de crackers digitalmente acessarem arquivos pessoais, nós esquecemos, às vezes,que existem velhas formas de ser enganado. Ao utilizar um computador público, fique de olho em ladrões que podem coletar informações olhando por cima de seu ombro ou observando você digitar uma senha ou algo assim.

5) Nunca insira informações críticas em um computador público

As medidas listadas acima fornecem alguma proteção contra crackers casuais que utilizam computadores públicos. Entretanto, um usuário mal intencionado pode instalar softwares sofisticados em um computador público que registram cada tecla utilizada e então enviam por e-mail estas informações de volta ao ladrão. Portanto, mesmo sem salvar as informações ou apagando o seu rastro, eles ainda podem obter acesso a elas. Se você realmente deseja estar seguro, evite entrar com números
de cartões de crédito ou qualquer outra informação financeira ou crítica em um computador público.