sábado, 8 de março de 2008

Nasceu o Partido Pirata em Espanha


Em 2008, o software livre e a oposição à nova lei de propriedade intelectual vão ter um novo partido na Espanha – O Partido Pirata que foi constituído a 22 de Janeiro. A iniciativa é uma réplica de outros movimentos similares que já começaram a dar o que falar na Europa e que, em Espanha, terá beneficiado da polémica em torno da nova lei da Propriedade Intelectual.
O novo partido tem as mesmas estruturas que habitualmente existem nas organizações políticas que se apresentam nas eleições. Ao El Pais um dos responsáveis do Partido Pirata lembrou que o partido não se posiciona à esquerda ou à direita», mas sim em cima.

O Partido Pirata defende a adoção do software livre na administração pública e também a inexistência de patentes nos códigos que suportam as várias aplicações de informática. O Partido Pirata começou a ser idealizado a partir do endereço www.partidopirata.es. De resto, é na Web que o partido costuma organizar assembleias e debates, mais precisamente numa sala de chat criada para o efeito.