quinta-feira, 4 de junho de 2009

73% das redes corporativas apresentam falhas

Uma pesquisa mundial realizada pela Dimension Data, empresa especializada em infraestrutura de TI, mostra um cenário sombrio para as companhias: 73% das redes corporativas apresentam falhas de segurança.

O estudo analisou vulnerabilidades de segurança, status de ciclo de vida e variação em configurações de dispositivos de rede. Uma das principais constatações é que há pouca pró-atividade no tratamento da gestão de ativos de rede. A falha, segundo a empresa, pode expor informações de negócios preciosas.

Outro ponto do relatório mostra que medidas básicas contra ameaças, como configurações de acesso e senha, não costumam ser implementadas nas empresas. Houve uma média de 30 erros de configuração, por dispositivo analisado. A análise lembra que são riscos facilmente corrigíveis, mas que acabam passando despercebido pelas empresas.
De acordo com Henrique Cecci, diretor de Soluções da Dimension Data, é preciso traçar um plano de longo prazo para gerenciar a rede. É bom identificar onde ela se localiza, como está configurada e por quanto tempo ela deverá operar antes de atingir o ciclo final de vida.

Das organizações avaliadas, 36% estão localizadas na Europa, 22% nas Américas, 27% Ásia – Pacífico e 15% no Oriente Médio e África. Cerca de 60% delas são consideradas de grande porte e possuem acima de 2,5 mil usuários