terça-feira, 30 de março de 2010

Estudo mostra princípios do planejamento estratégico de segurança


O Infosec Council - grupo criado no Brasil em 2005 e que reúne 13 especialistas em segurança da informação - lançou na última semana um estudo específico sobre planejamento estratégico de segurança. O levantamento conta com 52 páginas, divididas em dez capítulos produzidos por CSOs (Chief Security Officers) e acadêmicos de todo o País.

A principal proposta do relatório é orientar as empresas na elaboração de um plano estratégico de segurança da informação. Para tanto, o documento aborda os aspectos humanos, tecnológicos e financeiros, bem como os sistemas de gestão, mudanças e computação forense, entre outros temas.

Quanto aos aspectos mais valorizdos no relatório, o consultor e professor em segurança da informação, Edison Fontes, aponta que está a importância das organizações darem o valor devido às questões relacionadas a pessoas. "O balanceamento adequado entre as questões técnica, financeira e a conscientização dos usuários são fatores-chave para o sucesso de um plano", relata Fontes.

O estudo do Infosec está disponível gratuitamente para download pelo site da entidade, que acaba de entrar no ar.