sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Para previnir falhas, 12 empresas montam "plano de contingência"

Acabou o suspense da implementação da portabilidade numérica. Na próxima segunda-feira (01/09), o serviço entrará em operação comercial em sete Estados, uma vez que os testes entre as empresas alcançaram um nível de satisfação em torno de 90%. O anúncio foi do presidente da Anatel, Embaixador Ronaldo Mota Sardenberg, nesta sexta-feira (29), em coletiva a imprensa, na sede do órgão em Brasília.

Por conta dos testes não terem obtidos resultados com 100% de confiabilidade, Sardenberg informou, sem querer citar nomes, que 12 empresas, exatamente às que tiveram maior grau de dificuldade, se comprometeram com a Anatel de elaborarem um plano de contingência. "Elas tomarão medidas internas, que deverão ser ativadas imediatamente, caso haja problemas", alertou.

Na opinião do presidente, isso permite uma tranqüilidade maior à Anatel. Também garante que se houver falhas, as operadoras estarão preparadas para corrigi-las, dentro de um prévio planejamento. "As medidas de contingência são de domínio interno das empresas. Nós negociamos caso a caso, mas eu não tenho condição de revelar isso nesse momento. O importante é revelar que existe um plano e as medidas são exeqüíveis, do ponto de vista técnico da Agência", assegurou.