quinta-feira, 9 de julho de 2009

Procuram-se especialistas em segurança


Em plena crise, um estudo feito nos Estados Unidos revela um fenômeno curioso: sobram vagas e faltam bons profissionais para preenchê-las na área de segurança da informação.

Oito em cada dez encarregados de fazer contratações na área têm dificuldades de achar o candidato certo, segundo uma pesquisa feita pela (ISC)² com 2,8 mil profissionais, sendo 775 deles responsáveis por recrutar talentos.
Embora tenham vagas disponíveis – 44% deles pretendem contratar funcionários este ano, sendo que 11% têm mais de três posições abertas –, os gestores não encontram profissionais à altura dos postos.

As principais barreiras são falta de habilidades desejadas, perfil cultural inadequado e demandas de salários altas demais para os orçamentos.

Para o especialista em recrutamento, Leonardo Martins, a realidade não é muito diferente no mercado brasileiro.

Por outro lado, Martins também reconhece que as empresas não estão dispostas a remunerar os candidatos de acordo com as habilidades desejadas.

Para a vaga mencionada antes, de analista sênior, a multinacional em questão oferecia salário de 4,5 mil reais, bem abaixo do piso da função, de acordo com o diretor da IT Job Consulting.

“De um lado faltam profissionais preparados, mas de outro as exigências também são exageradas para a remuneração oferecida”, analisa.