segunda-feira, 23 de abril de 2007

CELULARES SÃO A PRÓXIMA FRONTEIRA PARA SISTEMAS DE BUSCAS


Para Google, maiores áreas de crescimento estão na portabilidade.
Busca em aparelhos móveis, porém, tem dinâmica diferente.

O Google, que gera bilhões de dólares com publicidade on-line, está correndo para levar serviços como buscas para os celulares. Seus rivais nessa área incluem o Yahoo, que conseguiu avanços no mercado de web móvel, e a Microsoft, que comprou a empresa de tecnologia de reconhecimento de voz Tellme Networks, no mês passado.
O Google, que controla quase 50% do mercado de buscas na web dos Estados Unidos, não está marcado para necessariamente levar seu sucesso nas telas dos computadores de mesa para as telas dos celulares.

"Uma das mudanças do jogo é a mobilidade", disse Tim O'Reilly, fundador da O'Reilly Media, editora de vários manuais populares de tecnologia para programadores. "O domínio do Google em busca é dependente desta idéia de que nós sentamos e digitamos o que queremos em um teclado para buscarmos informação", disse ele. "Mas nós estamos vivendo enormes reviravoltas."