sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Os Mil Olhos do Mercado


Pouca gente sabe ou se deu conta que pode estar sendo filmada no momento de comprar inocentemente um frasco de amaciante no supermercado. Imagens sobre o comportamento de consumidores nas gôndolas dos supermecados são utilizadas, sem qualquer autorização prévia, para estudos de consumo. Mas não é só isso. Somos observados nos bancos, na ruas, no shoppings, e tudo que nos pedem é: sorria, você está sendo filmado. A falta de segurança à privacidade pode começar no momento em que adquirimos um telefone celular, uma assinatura de revista; ao acessarmos a internet; ao realizamos uma operação bancária; coisas corriqueiras em nosso dia-a-dia. Todos sabem que empresas comercializam dados de clientes entre si, resultando num bombardeamento de malas diretas e telemarketing indesejados. Isso, sem contar as avalanches de e-mails publicitários a que somos expostos, ou melhor, submetidos, todos os dias. Somemos a isso a possibilidade de rastreamento eletrônico com a implantação de chips nas mercadorias e até mesmo em seres humanos. Futuro? Ficção científica? Não. Trata-se de possibilidade real e imediata. Em breve, poderemos estar à mercê de um olhar cego com poder de observar todos os nossos movimentos e comportamentos de consumo, sem que nos seja pedida licença e sem que nos concedam sequer frases de consolo do tipo: “Sorria, você está sendo chipado”