terça-feira, 4 de novembro de 2008

Netbooks de US$ 200 podem chegar em 2009

Asustek planeja descontinuar máquinas com tela de menos de dez polegadas e substituí-las por modelo mais barato

O CEO da fabricante de computadores Asustek afirmou que a empresa vai descontinuar progressivamente os netbooks de menos de dez polegadas e planeja vender um modelo de US$ 200 no próximo ano. A declaração foi publicada pelo DigiTimes, um jornal que cobre a indústria de tecnologia em Taiwan, país de origem da companhia.

Shen teria dito que os netbooks menores serão substituídos gradualmente por modelos de tela de dez polegadas. O executivo também esclareceu declarações recentes do presidente do conselho da Asustek, Jonney Shih, de que a empresa espera vender 20 milhões de notebooks e netbooks no próximo ano. Shem disse que este número não se destinava a um anúncio público, restringindo-se a uso interno.

Na publicação dos resultados financeiros do terceiro trimestre, Shen disse que 70% dos netbooks vendidos pela Asustek possuem drives de disco rígido, e os restantes trazem discos de estado sólido. A mesma proporção serve para máquinas com Windows XP e Linux, respectivamente.

A Asustek vende os netbooks da marca Eee PC. Ao discutir os preços, a companhia mencionou o modelo que pretende vender a US$ 200 em 2009.

A Asustek vendeu 1,7 milhão de netbooks no terceiro trimestre, e espera vender 1,8 milhão de unidades neste último período, para atingir a meta de cinco milhões no ano, segundo o DigiTimes. A Asustek espera capturar 30% do mercado de netbooks em 2009, com vendas entre seis e 7,5 milhões de máquinas.

O sucesso da linha Eee PC levou as grandes fabricantes de computadores a entrar no mercado de netbooks, definidos como notebooks de menos de US$ 500 com telas de dez polegadas ou menos. A Asustek e a concorrente tawainesa Acer são as principais empresas no segmento, mas analistas acreditam que a entrada da Dell, HP, Lenovo, Sony e outras terá impacto nos negócios das pioneiras.

As vendas de mini-notebooks ajudaram a impulsionar o mercado total de PCs no terceiro trimestre, em que os consumidores gastaram menos, de acordo com o Gartner. As vendas de netbooks representam menos de 5% do total, mas estão crescendo rapidamente.