sábado, 17 de janeiro de 2009

Internet móvel crescerá rapidamente em 2010.


Há mais de um bilhão de usuários de internet em todo o mundo, mas um novo estudo elaborado pela ReportLinker revelou que esse grupo poderia ter o crescimento reduzido na medida em que aumentar o número de internautas na web móvel em poucos anos.

Batizado de "Mobile Internet 2010", o estudo mostrou que já existem mais de quatro bilhões de assinaturas de wireless em todo o mundo e muitos estão utilizando o handset como principal terminal de acesso à web. O documento também diz que, para estar em dia com esse mercado potencial, os fabricantes de celulares precisam trabalhar melhor na incorporação dos serviços web na interface do telefone móvel.

As operadoras têm apostado muito no desenvolvimento de suas redes 3G globalmente, e a taxa de adoção da tecnologia tem crescido. Em junho de 2008, havia mais de 235 milhões de assinantes WCDMA 3G, o que representa 6,4% de taxa de penetração no mercado móvel. Além disso, cerca de 100 milhões de assinantes usaram a rede EVDO 3G.

Mesmo com a ampliação da tecnologia 3G, não haverá uma adoção rápida por parte dos usuários, a menos que as empresas trabalhem em algo que agregue valor ao consumidor, avaliou o estudo.

A web móvel também pode ser potencialmente lucrativa se for integrada aos serviços de localização. GPS e outras tecnologias poderiam ser uma oportunidade para o desenvolvimento de serviços inovadores, além de focar em publicidade. O gigante da publicidade na web, Google, criou o sistema operacional móvel Android para capitalizar neste nicho.

"O iPhone foi o primeiro dispositivo móvel a ter um bom navegador, muitos outros devem segui-lo", afirmou o CEO do Google, Eric Schmidti, em entrevista. "A propaganda será algo personalizado. Em poucos anos, publicidade móvel vai gerar mais receita que os anúncios na web tradicional".