quinta-feira, 6 de março de 2008

Acer ultrapassa Dell na distribuição de notebooks


Empresa colocou no mercado 600 mil unidades a mais que a concorrente no último trimestre de 2007

A Acer, que no ano passado comprou a Gateway e a Packard Bell, ultrapassou a Dell no último trimestre de 2007 como o 2º fabricante mundial de notebooks, de acordo com pesquisa da DisplaySearch.

Contando as aquisições, a Acer ultrapassou a Dell em mais de 600 mil unidades distribuídas. Nos Estados Unidos, no entanto, a Dell manteve a primeira posição, suplantando a HP em mais de 3%.

Em termos gerais, a HP continua na 1ª posição em distribuição de notebooks pelo sexto trimestre consecutivo, com o mercado tendo crescido cerca de 41% em relação ao mesmo período de 2006, para 33 milhões de unidades.

As participações de mercado ficaram assim: HP, 20,1%; Acer, 15,9%; Dell, 14% e Toshiba, 8,6%. Atrás ficam a Lenovo, com 8,2%; Fujitsu-Simenes, 4,9%; Sony, 4,8%; Asus, 4.7% e Apple, 4.1%.

O tamanho de tela mais popular (50% dos notebooks que chegaram ao mercado) é o de 15,4" com resolução de 1280x800 pixels. Em segundo lugar estão as telas de 14,7" (23%).

Em 2009, a distribuição de notebooks deve ultrapassar a venda de PCs. Este ano, a distribuição deve chegar a 136 milhões de unidades, 25,8% a mais que em 2007, de acordo com Alex Yang, do Lehman Brothers. Por outro lado, o número de PCs no mercado deve cair 1,3% com relação ao ano passado, com 143 milhões de unidades.

Em geral, a distribuição de desktops tem crescido a um dígito, enquanto a de notebooks tem se mantido acima de 20% nos últimos anos.