terça-feira, 9 de dezembro de 2008

8 dicas para manter spam longe da sua empresa

De acordo com a Ferris Research, que faz estudos sobre e-mails, 40 trilhões de mensagens spam deverão circular em 2008, onerando as empresas em mais de 140 bilhões de dólares mundialmente – um aumento significativo em comparação as 18 trilhões de mensagens spam em 2006 e 30 trilhões em 2007.

Em teoria, software e appliances de filtragem de e-mail autorizam a passagem de e-mail legítimo e barram o spam. Mas os filtros também podem errar, deixando passar spam acreditando que ele é autêntico (“falso negativo”) ou bloqueiando e-mail autêntico acreditando que é spam (“falso positivo”).

Usuários e organizações que recebem spam pagam 0,04 centavos de dólar por mensagem para apagá-la, calcula a Ferris Research. Mas o custo de localizar e-mail autêntico perdido é muito superior, aproximadamente 3,50 dólares por mensagem, aponta Richi Jennings, analista da empresa. Você conhece o pai do spam?

Pior ainda, alerta Jennings, as organizações têm custos potencialmente mais altos decorrentes de perdas de oportunidades causadas por falsos positivos que elas nunca vêem. Projeto de lei quer tornar envio de spam crime passível de prisão.

É vital para a sua organização reduzir os falsos positivos tanto na extremidade remetente quanto na destinatária. Por isso, conheça algumas medidas que você deve tomar:

1. Não deixe de usar um filtro de spam.
2. Coloque seu filtro na DMZ da rede.
3. Deixe para trás as tecnologias de filtragem mais antigas.
4. Recrute seus usuários para ajudar a manter sua whitelist.
5. Escolha blacklists e listas de reputação atentamente.
6. Certifique-se de que você não está enviando spam.
7. Verifique sua própria reputação em termos de spam.
8. Avise seus usuários para tomar cuidado com as palavras.

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