
Os alunos da faculdade Impacta Tecnologia poderão acompanhar na prática como funciona um laboratório de uma empresa de segurança da informação. A instituição de ensino fechou uma parceria com a sulcoreana Hauri para a criação de um centro de análise de ameaças no Brasil. O laboratório será comandado por alunos e professores da FIT em conjunto com profissionais da Hauri.
A proposta do centro é funcionar como uma célula acadêmica. O laboratório tem como objetivo buscar o aperfeiçoamento das ferramentas de antivírus por meio de testes de stress em software de segurança em geral. Por mês, são coletados 450 vírus, os quais são submetidos a diversos testes.
Além de emitir relatórios detalhados dos vírus encontrados para a sede da Hauri na Coréia do Sul, o laboratório formula novas vacinas e ferramentas para a remoção de vírus. O Prof. Valderes Fernandes Pinheiro, diretor da FIT, ressalta que os alunos da faculdade que participam deste projeto têm a oportunidade real de viver a experiência do dia a dia dos profissionais que atuam e desenvolvem soluções de segurança da informação.
Uma dos serviços prestados pelo laboratório está a análise de vírus por encomenda. O centro oferece o serviço gratuito de análise de arquivos supostamente infectados. Os internautas que receberem algum arquivo suspeito podem encaminhá-lo para a faculdade. e recebem uma resposta sobre o status do arquivo. Mais informações no site do laboratório de antivírus da Impacta Tecnologia