quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Chips de monitoramento e agora radar inteligente.


O motorista que utilizar carro irregular no sistema Anchieta/Imigrantes, corredor de acesso ao Litoral Sul de São Paulo, poderá ter o veículo apreendido na estrada se não estiver com o licenciamento em dia. Instalados próximos aos postos da Polícia Militar Rodoviária (PMR), três radares inteligentes já fazem leitura ótica de placas de automóveis - na ida e na volta.
O olho inteligente servirá para alertar aos policiais, em tempo real, sobre a passagem de veículo cuja documentação não está em ordem. A partir da chegada dos dados à central da PMR, a base mais próxima irá interceptar o carro e retirá-lo de circulação até que o motorista - ou proprietário - regularize a situação.
O equipamento reconhece as placas dos veículos e está conectado ao banco de dados da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). Com isso, o olho inteligente poderá informar, on-line, sobre falta de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), multas pendentes e até se o proprietário é um procurado (ou foragido) pela Justiça.
O sistema é denominado OCR (Optical Character Recognition), que, em português, significa reconhecimento ótico de caracteres. A PMR acredita que o radar inteligente vai ajudar a aumentar as apreensões de veículos nas estradas estaduais