quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Fibra ótica acelera banda larga no Japão


Os Estados Unidos podem ser a maior economia do mundo, mas em se tratando de conexões de internet residenciais, muitos americanos ainda estão engatinhando. O Japão, por outro lado, é o paraíso da banda larga, contando com as conexões de internet mais rápidas e baratas do mundo.

Cerca de 8 milhões de japoneses possuem linha de fibra ótica em casa, que é 30 vezes mais rápida do que a linha DSL comum.

No entanto, embora essa velocidade faça a alegria dos usuários japoneses, analistas do setor e algumas empresas questionam se o incentivo à fibra ótica valeria a pena, considerando-se o alto custo de instalação, outras alternativas economicamente mais viáveis e a falta de serviços que poderiam aproveitar as conexões rápidas.

Matteo Bortesi, consultor de tecnologia da Accenture de Tóquio, comparou os investimentos em fibra ao incentivo à rota do trem bala japonês Shinkansen na década de 60, quando a necessidade de viajar mais rápido foi privilegiada em detrimento dos lucros.

Esse tipo de estratégia pode ser entendido como um contra-senso nos Estados Unidos, onde empresas como a AT&T e a Verizon Communications, líder de mercado com 1,1 milhão de assinantes de fibra ótica, sofrem intensa pressão de investidores para que justifiquem seus planos de investimentos.