quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

convergência


Com a chegada da TV digital e a consolidação da convergência da tv, micro e dispositivos móveis, especialmente o iPhone, as tecnologias de segurança precisarão de novas capacidades.
As principais tendências da tecnologia para 2008 devem ocorrer nos padrões de desenvolvimento de soluções de segurança, que terão que suportar mobilidade; diversidade e elevação do tráfego; interatividade e sofisticação crescente das ameaças. Este novo paradigma se deve principalmente ao início das transmissões da TV Digital; do potencial tráfego desta em redes corporativas que precisarão de mais acuracicade na gestão de produtividade. Além do progressivo fim da era dos PCs e Notebooks e o advento da Computação Pessoal Móvel. As perspectivas são da CLM Software, especializada em soluções para gestão de risco e segurança da informação.

Na avaliação da empresa, no próximo ano, a consolidação da convergência entre todas as mídias vai aumentar. O iPhone é o primeiro exemplo de celular com capacidades computacionais poderosas e ao mesmo tempo fáceis de usar. O presidente da CLM, Francisco Camargo, explica que esta integração, que inclui a televisão por Internet , muda os paradigmas das políticas de segurança e, obviamente, da própria tecnologia. Exige transformações que vão desde a inclusão de novos recursos até as configurações específicas para o novo tipo de tráfego. Inclusive para garantir segurança nas formas interativas dessas mídias.

Esta consolidação se dará em vários níveis, afirma Camargo, mas será uma marca de 2008. A convergência entre telefones VoIP e celular. Recentes notícias de soluções Skype em telefones celulares e mesmo de celulares Skype Grátis pagos pela publicidade. A convergência entre o Instant Messager e o SMS (mensagem de texto em celulares), o e-mail e o SMS, que permite feedback instantâneo de que o destinatário recebeu sua mensagem por celular. Além da convergência televisão e Internet, que aumenta a qualidade e disponibilidade para a TV_IP. E, desta forma, exige Firewalls, VPNs (redes virtuais privadas) e IDS (Detector de Intrusões) capazes de suportar este tipo de tráfego.

O executivo projeta inovações quase futurísticas: "a estação de trabalho pessoal de 2010 não será o notebook, mas o celular. O teclado será projetado por lasers do celular em qualquer superfície e a tela será conectada por bluetooth ou eventualmente projetada pelo próprio celular, resolvidos os problemas de autonomia das baterias, que poderão ser de Células Combustíveis alimentadas em etanol ", prevê.

Camargo salienta, ainda, que a mobilidade dos colaboradores é uma realidade, portanto, há uma tendência em reforçar a segurança do acesso remoto. A venda do WatchGuard Mobile VPN Client v10, uma rede virtual privada móvel, com Internet Protocol Security (IPSec), que acaba de ser lançada, deve ser significativa. "Esta solução expande a rede corporativa e todos os seus recursos aos usuários móveis, que por meio dessa VPN segura, podem acessar remotamente documentos e aplicativos, de qualquer lugar em que se tenha conexão de internet"