quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Roubo de smartphones e notebooks podem causar vulnerabilidades na segurança das empresas


São Paulo, janeiro de 2008 – Ter um celular ou notebook roubado ou esquecido causa frustração de perder todos os dados importantes ali armazenados entre outros incômodos.
No Brasil não há pesquisas específicas sobre o assunto, mas segundo pesquisa da norte-americana Ponemon Institute, especializada em pesquisas na área de segurança, cerca de 51% de 500 profissionais de Segurança da Informação ouvidos já perderam um ou mais notebooks nos últimos 12 meses. Além da possibilidade destes aparelhos conterem dados de clientes e projetos da empresa que não foram submetidos ao processo de backup (cópia dos arquivos para locais mais seguros), há a probabilidade das informações serem usadas de forma escusa nas mãos das pessoas erradas.

Outro risco é quando existe a chamada VPN (sigla em inglês para rede virtual privada, que permite ao funcionário usar seu computador pessoal como se ele estivesse dentro da empresa), que é muito segura em casos normais, mas pode possibilitar uma invasão quando há o roubo da máquina. “Com a VPN, é possível ver os arquivos de rede, e-mail, sistemas de gestão e executar tarefas como se estivesse dentro da empresa. Imagine só o impacto se um notebook com esta funcionalidade cai nas mãos de uma pessoa mal-intencionada. Fica faltando apenas a senha, ou nem isso, já que há casos em que a mesma senha é mantida”.

Para evitar este tipo de problema, os especialistas afirmam a necessidade de cuidados básicos, como evitar o uso de malas específicas para notebooks, que chamam mais a atenção dos ladrões. “Além disso, é bom sempre utilizar algum tipo de critptografia. Sistemas operacionais como Windows XP e MacOS X já possuem um sistema de criptografia integrado”.

Porém, mesmo com todos os cuidados nunca se pode esquecer a possibilidade de o notebook ser esquecido em um táxi, como acontece com cerca de 60 pessoas todos os meses apenas em Washington e São Francisco, de acordo com os dados da Pointsec. Para estes casos existe apenas uma solução: “Backup, sempre backup”.