segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

E-paper: avanço de tecnologias aproxima papel eletrônico de quem lê jornais, revistas e livros


Imagine ler seu jornal preferido sem sujar as mãos ou carregar sua revista semanal para cima e para baixo e, para obter atualizações, basta conectá-la à internet via Wi-Fi. Esta realidade está mais próxima dos leitores,
Os e-papers, ou papéis eletrônicos, prometem revolucionar a leitura tradicional. Após anos de pesquisas em laboratórios de empresas como LG.Philips, Sony e Epson, entre outras, o e-paper começa a sair da fase embrionária, principalmente na Europa. ( Clique aqui e veja exemplos de e-papers) A mais recente novidade foi anunciada pela Epson semana passada. Trata-se do papel eletrônico com resolução de 2.048 x 1.536, a maior até agora desenvolvida para este tipo de equipamento. No formato A6 (com 18 centímetros na diagonal) e com 0,47mm de espessura, o papel usa tecnologias Suftla (Surface-Free Technology by Laser Annealing) e tecnologia eletrosforética da empresa E-Ink, que também está presente na fabricação de tablets de outras marcas.
Já a aposta da joint-venture LG.Philips se assemelha a uma "folha" eletrônica de 0,3mm de espessura. A novidade foi apresentada durante a última edição da Consumer Electronics Show (CES), feira de eletrônicos que aconteceu este mês em Las Vegas, EUA. O display de alta resolução (1.280 x 800 e 16,7 milhões de cores), tem o tamanho de uma folha de papel A4 e gerenciamento inteligente de energia - na maior parte desses produtos, a energia só é gasta na mudança de imagens.