sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Duvidas sobre Pen Drives


“Eu tenho um MP4 da Foste, modelo FS-68. Gostaria de saber se ele pode ser considerado um pen drive e se posso utilizar esse programa PortableApps. Posso comprar um pen drive e usá-lo como memória temporária pra meu PC fica mais rápido?”
José Carlos Henrique Andrade dos Santos

A grande maioria dos tocadores de arquivos de mídia (áudio e vídeo) pode ser usada como pen drive. Assim, você pode utilizá-lo para armazenar qualquer tipo de arquivo, além de aplicações como as oferecidas pelo PortableApps. Até mesmo telefones celulares podem ter esse uso: acabei de instalar esse programa no meu aparelho e funcionou perfeitamente.

O leitor Aroldo Morais perguntou se é possível instalar esses aplicativos no modo pen drive dos PDAs. Eu testei no meu celular e funcionou — nesse caso, a melhor opção é testar. Coloque o dispositivo na porta USB, aguarde o seu sistema operacional reconhecê-lo e tente executar a instalação. Existem alguns tocadores que não permitem a instalação de programas para rodar nos computadores.

Com relação à segunda pergunta: eu não recomendo o uso de dispositivos como o pen drive como memória virtual em computadores que rodam o Windows XP. Até é possível configurar, porém o efeito pode ser o oposto do desejado, deixando o PC mais lento.

O Windows Vista vem com um recurso próprio — o Windows ReadyBoost — para o uso do pen drive como memória virtual. Eu ainda não testei essa funcionalidade, mas se você tem esse sistema e quiser experimentar, veja o manual no site da Microsoft.

“Gostaria de saber se daria para instalar aplicações para pen drive no iMac.”
Daniela Rosas

Sim, é possível usar aplicações através de um pen drive nos computadores da Apple. Veja o site FreeSMUG. Um outro projeto é o OS X Portable Applications.

DICA 1
Confira a dica do leitor Marcio Braga, que indicou o site http://www.portablefreeware.com. Ele possui diversos programas para pen drive.

DICA 2
É possível instalar outros aplicativos no pen drive e usar o PortableApps para centralizar todas as instalações. Para isso, basta entrar na pasta PortableApps, que está na raiz do pen drive, e criar uma nova pasta com o nome do programa. Dentro dessa pasta, jogue os arquivos executáveis.